LULA x JAIR

O Datafolha publicou mais uma pesquisa para a disputa pela Presidência da República. Destacam-se Lula e Jair Bolsonaro. Não sou adepto de analisar pesquisas para eleições distantes do momento em que eleitor entra no ambiente, pois elas pouco dizem sobre o que acontecerá na época da disputa para valer. Mas, em se tratando de Lula e Jair, quero a oportunidade para colocar um tema à reflexão. A democracia.

O que seria o governo do Jair Bolsonaro, um reacionário, que tem a simpatia das Forças Armadas, numa época em que tem gente do povo – e não pouca gente – a pedir que os generais voltem a cuidar da política? Vale o risco de se ter no Brasil um Hugo Chavez?

Outro exercício bom será imaginar o que seria o governo – o terceiro – do Lula, um sujeito que se acredita credor da morte da esposa e de injustiças cometidas contra ele e contra o partido dele.

Sobre Bolsonaro, podemos dizer que ele fará exatamente aquilo que se espera dele. Será um presidente reacionário que, em todas as vezes que for contrariado, correrá para os amigos de farda. Já sobre Lula, nada podemos dizer, porque dele pode-se esperar tudo. Ele pode até ser o presidente que deixará o passado no passado. Quem sabe?

Boa notícia nesse momento é que as pesquisas feitas agora de nada valem para definir a disputa. Tudo mudará quando o povo entrar em campo, pra melhor ou pior. Mas, certamente, mudará.

Quem decide eleições são campanhas. Enquanto elas não começam, cada um pode dar o palpite que quiser.

Por Jackson Vasconcelos

Deixe um comentário